quarta-feira, 7 de julho de 2021

Prefeitura orienta escolas comunitárias para regularização junto ao Fundeb

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) está realizando atendimento, no auditório da sua sede (bairro São Francisco), até esta sexta-feira (9), das 8h às 11h, aos dirigentes das escolas comunitárias.

O objetivo é agilizar os processos dos convênios firmados com o executivo municipal para o pagamento dos recursos provenientes do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O atendimento está sendo realizado de forma presencial, com hora previamente marcada, seguindo todos os protocolos sanitários.


O prazo para que as escolas comunitárias possam apresentar a documentação foi estendido até o dia 31 de agosto. Até o momento, estão aptas 109 instituições. As demais 46 escolas comunitárias estão se estruturando para apresentarem, no prazo, os seus documentos regularizados.

“A Prefeitura está disponibilizando uma equipe técnica que tem atendido com dedicação e responsabilidade cada dirigente das escolas comunitárias, estabelecendo os devidos encaminhamentos dos processos das documentações, exigidas por lei, para que possam formalizar os convênios, e consequentemente, os seus respectivos pagamentos”, observou o secretário da Semed, Marco Moura.


A presidente do Instituto de Nazaré em Defesa das Crianças Carentes, Maria de Nazaré Arouche Carvalho, externou a importância do Fundeb para as escolas comunitárias. “Com o recurso, podemos continuar o nosso trabalho de ensinar. Todas as nossas professoras já estão vacinadas e aptas para trabalhar. A Prefeitura de São Luís está de parabéns”.

A coordenadora da Inspeção Escolar, Lorena Lima, afirmou ser importante promover o atendimento para estreitar esses laços. “A nossa intenção é atender ainda melhor as escolas comunitárias, porque a Inspeção Escolar não só inspeciona, orienta, também”.

Edna Maria Reis Machado, do Instituto Educacional Evangélico Alegria do Saber, informou que o recurso a ser recebido pela instituição já tem destino certo.

“Iremos utilizar para auxiliar os professores que têm se esforçado para desempenhar o seu papel com excelência mesmo nesse período de pandemia, na melhoria da estrutura da escola, na compra de materiais didáticos e de limpeza. Será investido para benefício da comunidade escolar”, declarou ao informar que a escola atende 207 estudantes do Ensino Fundamental e Infantil, do bairro Vila Isabel e adjacências.

“Esse momento é ímpar, é um novo processo de estruturação, com cobertura de um diálogo permanente, com toda a sistemática das escolas comunitárias junto à Semed e ao Fundeb, em prol da educação das nossas crianças”, disse a superintendente do Apoio ao Educando da Semed, Maria Aparecida de Jesus Medeiros.

(Prefeitura de SLZ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário