quinta-feira, 1 de julho de 2021

Câmara de São Luís promove ação para ampliar doação de sangue

Voluntários compareceram no pátio do Legislativo para fazer doações e garantir atendimento à demanda de hospitais

A diretora geral do Hemomar, Dra. Clícia Galvão, agradece ao Legislativo pela ação / Fotos: Leonardo Mendonça

A Câmara Municipal de São Luís (CMSL) realizou, nesta quarta-feira, dia 30, em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), a Campanha “Seja fonte de esperança. Doe sangue, salve vida”. A coleta, realizada das 8h às 16h, na Unidade Móvel do Hemocentro no pátio da Casa, foi organizada pelo gabinete do vereador Octávio Soeiro (Podemos).

Em entrevista, o parlamentar que é primeiro secretário da Mesa Diretora, explicou que a campanha foi voltada tanto para o público interno (vereadores e servidores), quanto para a população ludovicense em geral que tenha o interesse em ser doador de sangue voluntário.

“Foi um momento importante para acolher o cidadão ludovicense, não só os servidores, mas a população ludovicense. Aproveito o espaço e a oportunidade para convidar e convocar  todos para que a gente possa ampliar esse nível de estoque do banco de sangue do hemocentro”, disse Octávio Soeiro.

Causa nobre

A diretora geral do Hemomar, Dra. Clícia Galvão, agradeceu o Legislativo pela ação, e destacou que essa é uma causa nobre por estimular a doação de sangue. Ela disse ainda que iniciativas como esta não ficarão restritas somente ao mês de junho, mas devem ocorrer durante o ano todo.

“Nós estamos aqui com essa grande ação, em parceria com a Câmara Municipal, como uma causa altamente nobre, pois sangue é algo que a gente não compra. É necessário que as pessoas entendam a importância da doação contínua de sangue. Já conversamos com representantes da Câmara e definimos que essa iniciativa não ficará restrita somente ao mês de junho, mas é uma ação que deve ocorrer durante o ano todo”, comentou Dra. Clícia Galvão.

Entre os voluntários está o estudante Mateus Fernandes, de 21 anos, morador da Vila Lobão, que falou sobre a importância de doar sangue. “Estamos incentivando a doação de sangue com o intuito de ajudar a abastecer o banco de sangue da cidade. Nosso objetivo também, é salvar vidas”, destacou o estudante.  

Segundo a voluntária Cinésia Ângela, de 26 anos, moradora do bairro Vila Sarney, na região do Maracanã, o principal objetivo de participar da ação foi acima de tudo, ajudar o próximo. “Esse gesto de solidariedade é de grande importância para salvar outras vidas, e nos fez bem saber que estamos passando a vida para o próximo. Com certeza, eu faço com maior amor”, ressaltou a voluntária.

Mais de 70 bolsas

Segundo levantamento realizado junto ao Hemomar, cada bolsa de sangue beneficia até quatro pacientes. Até o fechamento desta matéria, a ação da Câmara já havia coletado mais de 70 bolsas de sangue, que devem beneficiar mais de 280 pacientes internados na rede de hospitais públicos abastecidos pelo hemocentro. A expectativa era que até o encerramento da campanha, mais de 100 pessoas comparecessem à unidade móvel para doar sangue.

Quem pode doar

– Pessoas entre 16 e 69 anos de idade podem doar sangue. No entanto, aos menores de 18 anos, é exigido o consentimento dos pais. Ademais, aqueles que têm acima de 60 anos só poderão fazer a doação caso já tenham feito antes;

– O doador precisa pesar, no mínimo, 50 quilos e ter um estado bom de saúde;

– Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação e não estar de jejum;

– A frequência máxima é de quatro doações anuais para homens, e três doações anuais para as mulheres, e

– Apresentação de documento oficial com foto, como RG, CNH, Carteira de Trabalho,  etc.

(Câmara de SLZ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário