quinta-feira, 15 de julho de 2021

Prefeitura de São Luís está entre as 10 selecionadas no programa Escolas Criativas

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), foi selecionada no programa Escolas Criativas e consta entre as 10 redes públicas de todo o Brasil, passando a integrar a Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC), que atua em parceria com as fundações Lemann e Lego. No início da semana, ocorreu a primeira reunião virtual com o Núcleo de São Luís para discutir o plano de ação para a rede municipal sobre as formações do programa.

O objetivo do programa é conectar ideias e fomentar soluções para tornar a educação pública mais dinâmica, colaborativa, lúdica e inclusiva para as crianças de 6 a 12 anos de idade. Mais de 500 mil alunos em 20 redes de ensino serão beneficiados até 2024 em todo Brasil. O programa Escolas Criativas prevê atuar com duas turmas da rede pública de ensino. A primeira iniciará ainda este ano e a segunda em 2022, ambas serão acompanhadas por três anos consecutivos.

“Fortalecer parcerias é muito importante para nossa gestão, que é pautada em ações voltadas para a melhoria e modernização do ensino de nossas crianças da rede municipal. Estarmos entre as 10 cidades a integrar esta iniciativa é gratificante pois acreditamos que, juntos, podemos construir as estratégias educacionais mais efetivas”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

O Escolas Criativas foi oficializado no dia 29 de junho, por meio de live e com a participação de representantes da RBAC, da Fundação Lemann, Fundação LEGO e das secretarias públicas de ensino selecionadas para a assinatura dos termos de parceria.

A RBAC atua em parceria com a Fundação Lemann, que realiza projetos voltados a professores, gestores escolares, secretarias de educação e governos por uma aprendizagem de qualidade. Também é parceiro a Fundação LEGO, organização filantrópica internacional que investe e cocria projetos e programas com parceiros em todo o mundo para repensar a aprendizagem.

Os professores serão acompanhados pela RBAC, por meio de apoio técnico, educacional e logístico, para desenvolver suas próprias habilidades com atividades utilizando os princípios da aprendizagem criativa e recursos de robótica, computação criativa e materiais acessíveis e reutilizáveis durante o período do programa.

Parcerias

“Estamos empenhados em construir um futuro melhor para nossas crianças. Essa parceria vai nos apoiar no avanço da educação municipal e vai qualificar, ainda mais, a formação dos profissionais da educação de São Luís. Isso é fundamental para a melhoria da prática pedagógica criativa”, disse o secretário de Educação de São Luís, Marco Moura. 

Para o superintendente da área de Educação Especial (SAEE), Alexandrey Melo, estar integrado ao programa Escolas Criativas é um sonho que se concretiza.

“Estamos muito otimistas com a adesão do ensino municipal de São Luís à Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa. As formações e o compartilhamento das melhores práticas dos professores beneficia um ensino lúdico, que favorece o melhor aprendizado dos nossos alunos, tão importante na retomada das aulas presenciais e indispensável durante a vigência do ensino remoto”, disse Alexandrey Melo.

Saiba Mais

Conheça as 10 secretarias de ensino selecionadas no programa

  • Secretaria Municipal de Educação de São Luís (MA)
  • Secretaria Municipal de Educação de Branquinha (AL)
  • Secretaria Municipal de Educação de Caruaru (PE)
  • Secretaria Municipal de Educação de Curitiba (PR)
  • Secretaria Municipal de Educação de Jaguariúna (SP)
  • Secretaria Municipal de Educação de Recife (PE)
  • Secretaria Municipal de Educação de Ribeirão das Neves (MG)
  • Secretaria Municipal de Educação de São Bernardo do Campo (SP)
  • Secretaria Municipal de Educação de Vinhedo (SP)
  • Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul (RS)

(Prefeitura de SLZ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário