sábado, 29 de outubro de 2016

Dia decisivo para as pesquisas eleitorais em São Luís

Por Jorge Aragão

No 1º Turno das eleições municipais em São Luís, os institutos de pesquisa foram bastante questionados, pois nenhum conseguiu acertar os dois candidatos que estariam no 2º Turno. Todos acabaram atribuindo ao efeito do debate na TV Mirante o erro cometido no 1º Turno.
Como no 2º Turno o debate parece que visivelmente não teve o mesmo efeito do 1º Turno, o Blog do Jorge Aragão resolveu divulgar as últimas pesquisas de cinco institutos que divulgaram recentemente levantamentos da disputa eleitoral.
Para efeito de comparação, o Blog divulgará apenas os votos válidos de cada uma das pesquisas, pois após o encerramento da votação deste domingo (30), poderemos ver quem realmente acertou ou mais se aproximou dos números verdadeiros das urnas.
ESCUTEC – Pesquisa do dia 29 de outubro apontou o cenário de 54×46 para Edivaldo, ou seja, assegurou vitória com oito pontos de vantagem para o pedetista.
EXATA – Pesquisa do dia 28 de outubro apontou o cenário de 57×43 para Edivaldo, ou seja, assegurou vitória com 14 pontos de vantagem para o pedetista.
ECONOMÉTRICA – Pesquisa do dia 28 de outubro apontou o cenário de 58,9×41,1 para Edivaldo, ou seja, assegurou vitória com 17,8 pontos de vantagem para o pedetista.
DATA M – Pesquisa do dia 28 de outubro apontou o cenário de 55,1×44,9 para Edivaldo, ou seja, assegurou vitória com 10,2 pontos de vantagem para o pedetista.
IBOPE – Pesquisa do dia 27 de outubro apontou o cenário de 52×48 para Edivaldo, ou seja, assegurou vitória com quatro pontos de vantagem para o pedetista.
Agora é aguardar e conferir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário