sábado, 1 de outubro de 2016

Data M reafirma vitória de Edivaldo no 1º Turno
























Por Jorge Aragão

Faltando apenas um dia para a eleição do dia 02 de outubro, o instituto Data M voltou a reafirmar que Edivaldo Júnior (PDT) vencerá a eleição no domingo, ou seja, logo no 1º Turno.
Neste sábado (1º), o instituto Data M, o que mais acertou nas eleições municipais de 2012, divulgou mais uma pesquisa sobre o cenário eleitoral na capital maranhense.
Na pesquisa estimulada, onde são apresentados os nomes dos candidatos ao eleitor, Edivaldo está com 48,9% de intenções de voto, Wellington do Curso (PP) com 18,1%, ou seja, a vantagem de Edivaldo é de quase 31 pontos. A novidade na pesquisa foi o crescimento de Eduardo Braide (PMN). O Data M afirmou que ele, na reta final, já ultrapassou a candidata Eliziane Gama e já é o terceiro colocado. Braide aparece com 11,7%, os demais não atingiram dois dígitos.
O detalhe é que o Data M, além de ter ser sido o primeiro instituto a afirmar que as eleições 2016 de São Luís seriam finalizadas no 1º Turno, agora é o primeiro a confirmar que Eduardo Braide terminará a eleição na terceira colocação.
Levando em conta somente os votos válidos – sem os brancos e nulos, como será feito no dia da eleição —, Edivaldo lidera com 55% dos votos. O percentual seria mais do que suficiente para o pedetista ser reeleito ainda no primeiro turno. Wellington se mantém na segunda posição, com 20,4% das intenções de voto, mas já seguido de perto por Eduardo Braide com 13,2%. Veja abaixo o gráfico.
2º Turno – Mesmo apontando vitória de Edivaldo no 1º Turno, o Data M fez o levantamento do cenário de 2º Turno. Numa eventual disputa entre o pedetista e Wellington do Curso, a vitória seria de Edivaldo por 55,4% contra 28,3%. Sendo que 14,7% não votariam em nenhum deles e 1,6% não sabem ou não responderam.
Outra vantagem de Edivaldo é que a maioria absoluta dos eleitores acreditam na sua vitória, ou seja, na sua reeleição. O Data M quis saber do eleitor, independente do seu voto, quem será o vitorioso nas eleições de 2016 em São Luís. Para 77,5% dos eleitores a vitória será de Edivaldo.
A pesquisa Data M, contratada pela TV Difusora e Sinduscon, foi registrada na Justiça Eleitoral no dia 25 de setembro, sob o protocolo MA­04091/2016. O levantamento ouviu 1.000 eleitores, entre os dias 29 e 30 de setembro. A margem de erro da pesquisa é de 3% para mais ou para menos, sendo 95% de confiabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário