sábado, 29 de agosto de 2020

PANDEMIA: SÍDROME INFLAMATÓRIA MULTISSISTÊMICA PEDIÁTRICA LIGADA À COVID-19 PREOCUPA OS MÉDICOS

Com a confirmação de nove casos de Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P), doença rara associada à Covid-19, sendo uma morte, o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) recebeu relatos da comunidade médica sobre a necessidade de intensificar a testagem de pacientes da ala pediátrica e da descentralização de leitos do setor.

Os pontos devem ser discutidos com o governo de Pernambuco nesta sexta (28). “Essa reunião com a Secretaria Estadual de Saúde foi desencadeada através de uma carta que pediatras encaminharam às entidades médicas. A partir daí, a gente tirou alguns pontos para discussão. Um dos pontos mais importantes é, sem sombra de dúvidas, a testagem nas pediatrias”, afirmou o diretor do Cremepe, Fernando Oliveira.

Ainda de acordo com Oliveira, grande parte dos pacientes com Covid-19 nas alas pediátricas não apresentam quadro clínico grave. “A maioria desenvolve quadro leve ou assintomático, por isso a importância da testagem”, disse.

A ampliação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na ala pediátrica também é outro assunto que integra a pauta do Cremepe. “Muitas vezes o paciente vem do interior do estado para a capital. Chegando aqui, ele sobrecarrega o sistema”, afirmou Oliveira.

A respeito da medicação para os pacientes diagnosticados com SIM-P, o diretor do Cremepe informou que a imunoglobulina tem sido garantida pelo poder Executivo. “Essa medicação, teoricamente, é distribuída pelo Ministério da Saúde, mas o governo do estado está garantindo mil ampolas para que essas crianças que venham a desenvolver a SIM-P tenham acesso”, disse.

Na terça-feira (25), o governo do estado confirmou a primeira morte de criança com quadro relacionado à SIM-P. Ao todo, há nove casos no estado, sendo uma morte, um paciente internado em enfermaria e outros sete, já curados.

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário