quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Prefeitura reforça ações preventivas na Semana Municipal de Prevenção a AIDS


Por Agência São Luís

Reforçar as ações de prevenção e combate às doenças sexualmente transmissíveis e sensibilizar a população no cuidado com a saúde. Este é o objetivo da Semana Municipal de Prevenção à AIDS, que está sendo realizada pela Prefeitura de São Luís e prossegue com atividades até dia 6 de dezembro. Serão promovidas ações nos bairros, nas unidades municipais de saúde e em pontos estratégicos como terminais de integração. A programação inclui ainda ações articuladas com as comunidades, empresas, escolas, unidades de saúde e o Governo do Estado.
A campanha é alusiva ao dia Mundial de Luta Contra a AIDS - comemorado dia 1º de dezembro - e à pactuação da Vigilância em Saúde com a Atenção Básica, conforme a lei municipal nº 3705/98, que instituiu a semana. Devido à data, o mês foi batizado de Dezembro Vermelho e são promovidas ações ao logo do período, em todo o país. Palestras, debates, exposição de programas municipais e atendimentos de saúde básica integram a programação.
A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) vai coordenar as atividades e terá como pontos prioritários atuar com os diversos atores com fins a reduzir a epidemia na faixa etária entre 13 a 35 anos. "Queremos reforçar a necessidade de maior atenção aos jovens, frente à incidência alta nesta população. A proposta é que toda a sociedade continue esse trabalho, a partir das estratégias de controle destas doenças", disse a secretária de Saúde, Helena Dualibe.
Outro viés da campanha é mobilizar todos os servidores da Saúde municipal para a importância da ação Profilaxia Pós Exposição ao HIV (PEP). A secretária explica que esse serviço é determinante na redução da infecção do HIV por exposição a material biológico - seja por via sexual ou material perfurocortante. Educação sobre álcool e outras drogas também serão pautas da campanha.
São parceiros na Semana Municipal de Prevenção a AIDS a Secretaria de Estado de Saúde, por meio do Departamento Estadual de DST/AIDS e Hepatites Virais; da Liga Acadêmica de Prevenção as DST/AIDS e Hepatites Virais da Facam; Redes e Pessoas Vivendo com HIV e AIDS; Conselho Municipal de Saúde; e organizações da Sociedade Civil.
PREVENÇÃO
A Semana Municipal de Prevenção a AIDS prevê diversas ações de prevenção com orientações sobre a temática. As Unidades de Atenção Básica terão intensificados os trabalhos preventivos às DSTs/AIDS, por meio de palestras e distribuição de preservativos nas comunidades, no Centro Histórico e terminais de integração.
O público terá acesso ao exame de testagem rápida do HIV, disponível em todas as unidades de saúde do município. Os espaços onde se realizam as ações serão identificados com o laço vermelho, símbolo de luta contra AIDS. O evento conta ainda com uma programação cultural no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, no dia 1º, às 16h. As demais programações se realizam sempre entre as 8h e 18h.
Os terminais de integração do São Cristóvão, Praia Grande, Distrito Industrial, Cohama recebem atividades da campanha de 30 deste mês a 2 de dezembro, das 8h às 12h e das 14h às 18h. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) destas áreas também terão ações nos horários da manhã e tarde. Serviços do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTAs) do Lira e Consultório de Rua desenvolvem atividades com o público jovem, dia 2, no Centro Histórico, a partir das 18h.
Equipes da Semus e parceiros se concentram às 14h, no Colégio São José Operário, Tirirical, nesta quarta-feira (30). Dia 1º de dezembro, os grupos estarão Praça da Ressurreição, no Anjo da Guarda, às 16h; e na Praça da Igreja Nossa Senhora de Fátima, Coroadinho, a partir das 10h. Dia 2 de dezembro, a programação segue no Socorrão II, na Cidade Operária, às 11h.
A coordenação Municipal de DST/AIDS e Hepatites Virais promovem oficinas de Profilaxia Pós-Exposição (PEP), de 30 deste mês até dia 6 de dezembro, na Unidade Mista Itaqui-Bacanga, Socorrinho do Cohatrac e Socorrinho do São Francisco, Socorrão I (Centro) e Socorrão II (Cidade Operária).
SAIBA MAIS
O Dia Mundial de Luta Contra a AIDS foi definido pela Assembleia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU). No Brasil, a data passou a ser adotada, a partir de 1988, por uma portaria assinada pelo Ministério da Saúde. O laço vermelho é visto como símbolo de solidariedade e de comprometimento na luta contra a doença. O projeto do laço foi criado, em 1991, pela Visual AIDS, grupo de profissionais de arte de New York para homenagear amigos portadores da doença.

PROGRAMAÇÃO 
Unidades e Saúde 
Dia 30 de novembro, das 8h às 12h, Estrategia de Sáude na Família do Jardim São Cristovão. Das 14h às 18h, na Unidade Básica de Saúde do São Cristóvão.
Dia 1º, das 8h às 12h, na Unidade Básica de Saúde Paulo Ramos e na Unidade Básica do Maracanã . Das 14h às 18h, na Unidade Básica de Saúde da Liberdade e na Unidade Básica de Saúde de Pedrinhas I.
Dia 2, das 8h às 12h, na Unidade Mista do Bequimão e Estratégia de Sáude na Família do Bequimão. Das 14h às 18h, no Centro de Saúde Amar.
Terminais de Integração
Dia 30 de novembro, das 8h às 12h e das 14h às 18h, no Terminal do São Cristóvão
Dia 1º de dezembro, das 8h às 12h e das 14h às 18h, no Terminal da Praia Grande e Distrito Industrial
Dia 2 de dezembro, das 8h às 12h e das 14h às 18h, no Terminal da Cohama
Laço Vermelho Humano
O Laço Humano será articulado pelas Unidades de Saúde de cada Distrito junto aos atores sociais da comunidade.
Dia 30 de novembro, às 14h, concentração no Colégio São José Operário
Dia 1º, às 10h, concentração na Praça da Igreja Nossa Senhora de Fátima, no Bairro de Fátima e às 16h concentração na Praça da Ressureição no Anjo da Guarda
Dia 2, às 11h, concentração em frente ao Socorrão II
Atividades nos CTA’s
Conscientização dos jovens no Reviver dia (2) às 18h, nos Consultório de Rua e CTA Lira.
Cinema
Sessão de Cinema dia 1º, às 16h, no Centro de Criatividade Odilo Costa, filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário