quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Prefeitura apresenta melhorias no transporte em painel de experiências exitosas de São Luís


Por  Agência São Luís
Prefeitura apresenta melhorias no transporte em painel de experiências exitosas de São LuísO prefeito Edivaldo apresentou as ações de modernização do sistema de transporte público de São Luís a prefeitos maranhenses durante o evento "Governando Juntos". Realizado pelo Governo do Estado, o encontro reuniu mais de 200 gestores, eleitos e reeleitos, nesta quinta-feira (1º), no Rio Poty Hotel, Ponta d'Areia. Edivaldo apresentou as melhorias no sistema de transporte da cidade em painel destinado a compartilhar experiências exitosas dos municípios. O painel contou ainda com a palestra do prefeito de Teresina (PI), Firmino da Silveira Soares Filho. 
O governador Flávio Dino foi o anfitrião do evento que contou ainda com as presenças do vice-presidente da Câmara Federal, Waldir Maranhão; do presidente interino da Assembleia Legislativa, Othelino Neto; dos deputados federais Weverton Rocha, Rubens Pereira Júnior e do presidente da Famem, Gil Cutrim.
Com a participação de mais de 200 gestores municipais de todo o estado, o "Governando Juntos" teve como objetivo apresentar os projetos e programas desenvolvidos pelo Governo Estadual, que podem beneficiar as populações dos 217 municípios maranhenses.
"Trata-se também da possibilidade de caminharmos juntos na busca de soluções para vencer a atual conjuntura política e econômica. E em espírito de união planejarmos uma agenda de expansão de serviços, para promovermos um melhor resultado para o cidadão", afirmou o governador Flávio Dino, ao reforçar que todos os gestores dos 217 municípios terão tratamento igualitário por parte do Estado do Maranhão.
AÇÕES POSITIVAS
Em sua palestra, o prefeito Edivaldo pontuou que todo o sucesso do projeto de mudança e melhorias do sistema de transporte foi possível por meio de muito planejamento e organização. "Nós assumimos com a missão de fazer deste um sistema modelo para garantir mais dignidade aos usuários. Encontramos um cenário de muitos problemas e tivemos a coragem de fazer o que nunca antes tinha sido feito, que foi a licitação do transporte", disse o prefeito.
"A licitação do transporte foi, pela primeira vez na história da cidade, executada e levada até o fim. Tivemos um salto de qualidade no sistema. A licitação pôs fim a alguns problemas como situação de empresas que estavam prestando serviços inadequados e precários e veículos com mais de 15 anos circulando. Situações inadmissíveis", relembrou.
Dentre as mudanças conseguidas com a licitação estão a adaptação da frota para pessoas com deficiência. No início da gestão, apenas 48% dos ônibus eram adaptados para esse público. Atualmente, esse percentual é de 98% da frota. A média de idade dos ônibus em circulação caiu de 7,5 anos para 4,5 anos. No período entre 2013 e 2016, a Prefeitura de São Luís também implantou GPS nos ônibus; biometria facial, o que combateu as fraudes. Em quatro anos, também foram substituídos mais de 500 ônibus do sistema por veículos novos. Os veículos inseridos no sistema após o processo de licitação contam com ar-condicionado. Há também veículos biarticulados. 
MELHORIAS
Edivaldo pontuou outras melhorias que impactam no plano de reestruturação do sistema de transporte público, como a construção e reforma de pontos de ônibus, pavimentação de ruas e avenidas, reforma e modernização dos terminais de integração. "Avançamos e conseguimos modernizar o sistema. Esse é um caminho sem volta e, e vamos avançar ainda mais nos próximos anos. Quem ganha é o usuário do transporte público", enfatizou.
O prefeito Edivaldo encerrou a exposição parabenizando os novos gestores e desejando sucesso na caminhada em 2017. "Vivemos momentos difíceis e precisaremos de muita sabedoria para conduzir a administração e fazer o melhor à população", concluiu.
O evento seguiu com participação de representante do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para tratar do Programa de Ações Articuladas; da Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq), que explanou sobre o Prêmio Prefeito Amigo da Criança e seus critérios; e ainda debates sobre política ambiental e gestão do setor.
ENCONTRO
A abertura do encontro foi feita pela manhã pelo secretário de Estado de Assuntos Políticos e Comunicação Social (Secap), Márcio Jerry, que enfatizou a importância do diálogo com todos os prefeitos, independente de políticas partidárias. "Para tanto ,temos que ter um diálogo permanente com todos os prefeitos e prefeitas no sentido de, juntamente com as ações do governo estadual, alinharmos projetos que amenizem a crise e de continuidade ao crescimento em todas áreas públicas", disse Jerry. "Vamos fortalecer ainda mais a integração do estado com todos os municípios maranhenses", acrescentou.
O governador Flávio Dino fez uma apresentação das ações e programas de governo, de seu secretariado e demais compromissos. Destacou avanços e metas a serem cumpridas em seu governo. Descreveu como está a arrecadação estadual; do repasse do Estado para os municípios (acréscimo de 23,35% - 2014-16); do desempenho fiscal e dos programas como Mais Asfalto e o Mais Saúde, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário