domingo, 4 de dezembro de 2016

Biblioteca Municipal realiza programação natalina em dezembro


Por Agência São Luís
Biblioteca Municipal realiza programação natalina em dezembroDurante todo o mês de dezembro, a Biblioteca Municipal José Sarney, equipamento da Prefeitura de São Luís, realiza a campanha "Natal com Leitura", com atividades atreladas ao calendário cultural que remetem ao livro e a literatura. Com o objetivo de estimular a leitura, o projeto está recebendo doações de livros na sede da biblioteca, localizada na Rua do Correio, s/n – Bairro de Fátima.
A ação acontece há cinco anos no equipamento municipal e já beneficiou 12 espaços de leitura implantados pela Prefeitura por meio do programa Todos por São Luís. Quem deseja implantar um espaço de leitura em seu bairro ou comunidade, basta entrar em contato com a coordenação da Biblioteca Municipal José Sarney pelo e-mail bibliotecajs@gmail.com.
"Nós promovemos atividades durante todo ano que fomentem a leitura, para que a comunidade tenha acesso ao universo da literatura e do conhecimento, além de oferecer capacitação por meio de oficinas. Os livros que são coletados serão selecionados, higienizados e depois doaremos para os bairros, é como se fosse uma ampliação da Biblioteca, expandindo esse espaço para outros locais e beneficiando centenas de pessoas", destacou a diretora da Biblioteca Municipal, Rita Oliveira.
No ano passado a campanha arrecadou brinquedos e este ano visa incentivar o gosto pela leitura deste a infância. "Este ano vamos focar nas doações de livros, em 2015 presenteamos cem crianças com brinquedos e queremos atingir um número bem maior, entendendo que o livro é um presente que abre portas. Na ação, a Prefeitura doa duas estantes, placas e livros e uma equipe de bibliotecários monta a estrutura do espaço de leitura nas associações comunitárias ou escolas", completou Rita Oliveira.
PROGRAMAÇÃO
Também como parte da programação do "Natal com Leitura", no dia 7 de dezembro acontecerá uma oficina de Confecção de Árvores de Natal ministrada pela servidora do município e artista plástica, Concita Fernandes. "O foco da oficia será a sustentabilidade, pois reutilizaremos revistas usadas, cola, lápis e criatividade para produzir. O objetivo é despertar nas crianças esse lado da preservação do meio ambiente e da criação a partir de materiais reciclados". O workshop inicia às 8h com bate papo sobre os símbolos do Natal e contação de histórias natalinas para alunos do 3º e 4º ano da U.E.B. São Sebastião.
E no dia 16 de dezembro, às 15h, a Praça do Viva Bairro de Fátima será palco para um grande evento cultural natalino com a presença do Papai Noel, apresentação da Banda do 24º Batalhão de Infantaria Leve (BIL), contação de história, lançamentos de livros e apresentação de espetáculo teatral com o grupo Xama Teatro. Às 18h30, a Orquestra Jovem do Maranhão João do Vale encerra a programação com um belíssimo concerto, tocando um repertório celebrativo dos festejos natalinos.
"O 'Natal com Leitura na Praça' conta com espaços de leitura e durante as atividades lúdicas também serão distribuídos livros às crianças. Essa grande programação tem parceria do Curso de Biblioteconomia da UFMA e da Escola de Música do Estado do Maranhão Lilah Lisboa de Araújo. É também uma extensão da 10ª Feira do Livro de São Luís, pois decidimos premiar os vencedores do Festival Papoético, que aconteceu na FeliS, neste dia 16 durante o Natal com Leitura", finalizou a diretora da Biblioteca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário