quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Alunos do Liceu lançam carta aberta ao governador Flávio Dino

Por Caio Hostílio

alunosAlunos do Liceu, através de seus representantes, conforme assinaturas abaixo, encaminharam ao blog uma carta aberta dirigida ao governador Flávio Dino e esperam que ele responda dentro de suas observações sobre o fato. Que Flávio Dino respeite os questionamentos críticos dos alunos, haja vista que vivemos num estado de direito, mesmo sendo o pilar de uma democracia ainda não consolidada. E é por um ato desses nada republicano que vemos toda arbitrariedade e truculência de um regime ditatorial, cujas consequências vão de encontro aos anseios daqueles que estão manifestando pacificamente, sem trazer nenhum prejuízo ao patrimônio público. É PRECISO RESPEITAR O QUESTIONAMENTO CRÍTICO!!!

CARTA ABERTA AO GOVERNADOR DO MARANHÃO FLAVIO DINO
Nós alunos e alunas do Liceu Maranhense, lemos com atenção sua postagem no twitter e nos sentimos surpresos, pois dá a impressão de que V. Exa. não se preocupou em ver nenhum dos vídeos postados nas redes sociais com evidente agressão contra os estudantes, apesar de já haver 272 mil visualizações e 12 mil compartilhamentos e 1,9 mil curtidas.
Surpreende ainda o fato de V.Exa. ao se pronunciar publicamente demonstrar não ter preocupação com os danos físicos e emocionais dos alunos após as agressões, pois sequer faz referência que os alunos serão ouvidos, mesmo tendo sido as vítimas, tanto de agressão física como do seu direito de auto organização e manifestação impedidos que fomos de promover um debate público tratando de questão que atinge diretamente toda a juventude do país – PEC 241.
Convidamos V.Exa. a assistir aos vídeos postados na página do facebook OCUPA LICEU (https://www.facebook.com/ocupalm/?fref=ts ) com imagens da ação truculenta da polícia militar e do diretor geral Deurivan Almeida, o que consideramos suficiente para que sejam tomadas providências imediatas para garantia da democracia na escola.
 Sugerimos que V.Exa. exponha publicamente quais providências foram tomadas demonstrando se no Maranhão foi proclamada a República ou se o Governador apoia práticas ditatoriais.
Esperamos a resposta de que medidas serão tomadas.
Assinam:
Adriane de Jesus Rodrigues – tesoureira geral do Grêmio Estudantil Aluísio Azevedo, gestão Renovação
Bia – 1ª tesoureira do Grêmio Estudantil Aluísio Azevedo, gestão Renovação
Clarice –
Angelo – representante dos estudantes do ocupa liceu
Andressa Cristina – Aluna do liceu maranhense
Ficou claro, a falta de capacidade em construir um diálogo, não havia intenção inicial em ocupar a instituição, fizemos sim uma roda para debater e esclarecer dúvidas em relação à PEC, em momento algum entramos em salas para atrapalhar aulas, incitamos violência ou conversamos sobre partidos, o movimento é independente sim, seus idealizadores são estudantes que possuem posicionamento forte e grandes ideias, alunos com cabeça e pensamento em um ensino de qualidade para todos.
Convidamos o presidente do grêmio Louis Guilherme para debater sobre o tema proposto e expressar sua opinião (o mesmo se negou), deixando exposto seu posicionamento.
Possuímos o direito de nos manifestar livremente e sem repressão, direitos esmagados de forma brutal pela gestão opressora da instituição, instituição que envergonha alunos e deixa explícito que os ideais válidos, são apenas as vontades da direção.
Omitir fatos também é mentir, em momento algum a escola foi invadida, nosso único erro foi acreditar em uma gestão que não respeita os direitos básicos assegurados aos cidadãos na constituição, houve sim agressão policial e ameaças diretas vindas dos policiais militares e do diretor, contestar imagens é não querer enxergar a verdade, a roda de conversa foi pacífica até o momento das represálias direcionadas, com o intuito de manchar um diálogo pacífico organizado por alunos, em momento algum houve uma conversa com a direção, pois a mesma se mostrou truculenta.
Para vocês que apoiam a violência policial, omissão da verdade, corrupção da instituição de ensino, abuso de poder, ensino de má qualidade, reforma no ensino médio (com a retirada de filosofia e sociologia, disciplinas importantes que nos ensinam a pensar), se realmente acham que será melhor acreditar no que lhe dizem tornando-se cidadãos sem pensamentos próprios, alienados e virar massa de manobra, minhas sinceras condolências.

Nenhum comentário: