sexta-feira, 1 de julho de 2022

Governo Bolsonaro divulgará Centro Histórico de São Luís, Bumba Meu Boi e Tambor de Crioula no exterior para impulsionar turismo

O governo do presidente Jair Messias Bolsonaro, por meio da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), do Ministério do Turismo (MTur) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) firmou, na última quarta-feira (29), um acordo de cooperação técnica para promover e difundir internacionalmente o Centro Histórico de São Luís, o bumba meu boi e o tambor de crioula só Maranhão e outros patrimônios históricos do Brasil.

A parceria foi firmada em evento na sede da Embratur pelo presidente da Agência, Silvio Nascimento, pela presidente do Iphan, Larissa Peixoto, e pelo ministro do Turismo, Carlos Brito. O prazo de vigência do acordo será de 36 meses, a partir da assinatura, podendo ser prorrogado, desde que haja celebração de aditivo, limitado a 60 meses.

Na prática, a parceria envolve ações de promoção dos 16 sítios culturais do Patrimônio Mundial no Brasil, localizados em nove estados e no Distrito Federal, dentre eles São Luís, que em 1997 foi agraciada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) com o título de Patrimônio Histórico da Humanidade, em razão do rico acervo colonial do seu Centro Histórico.

Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, o Complexo Cultural do Bumba Meu Boi também será divulgado internacionalmente

Também serão divulgados no interior, com o objetivo de potencializar o fluxo turístico, os 52 bens culturais registrados como Patrimônio Cultural do Brasil, com destaque para os seis incluídos na lista da Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, da qual faz parte o Complexo Cultural do Bumba Meu Boi.

A iniciativa inclui, ainda, o tambor de crioula, manifestação folclórica genuinamente maranhense, herdada de escravos africanos, registrada pelo Iphan como Patrimônio Cultural do Brasil.

Estão previstas ações como a criação da identidade visual do roteiro do Turismo Cultural dos Sítios Patrimônios Mundiais brasileiros, disponibilização de banco de imagens sobre os sítios culturais, realização de iniciativas voltadas à promoção e apoio à comercialização dos destinos, projetos de acessibilidade física com orientação técnica e fomento para implantação nos sítios, entre outras.

O tambor de crioula, registrado pelo Iphan como Patrimônio Cultural do Brasil, também está incluído na ação promocional e será mostrado mundo afora.

O presidente da Embratur destaca que o turismo é cada vez mais reconhecido como força que favorece a conservação do patrimônio natural e cultural e, portanto, a parceria é essencial para alavancar a divulgação do Brasil. “A Embratur sempre fez questão de divulgar os patrimônios históricos do Brasil e agora, com o apoio do Iphan, isso vai ser potencializado. Todo o mundo vai conhecer as nossas belezas naturais e também os nossos patrimônios cultuais e históricos que o Brasil tanto tem e são tão bonitos”, afirmou Nascimento.

Leia mais aqui.

Fonte: O Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário