sábado, 7 de agosto de 2021

Prefeitura amplia frota de transporte coletivo na retomada das aulas presenciais em São Luís

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), ampliou, desde o início da semana, a frota de transporte coletivo para atender a demanda dos estudantes que começam a voltar para o ensino presencial neste semestre. A partir de agora, são 708 veículos em circulação na capital. O objetivo é garantir que sejam cumpridas as medidas sanitárias contra a Covid-19.
Os ônibus estão operando nos dias úteis e nos períodos de pico, pela manhã e tarde. A ação é parte dos diálogos que a SMTT, na gestão do prefeito Eduardo Braide, vem mantendo com os empresários do setor, com o Sindicato dos Transportes (SET) e outras entidades. Durante o período, as fiscalizações estão sendo intensificadas para prevenir irregularidades e controlar o fluxo de passageiros nos ônibus e terminais de integração. A medida atende à Portaria nº 090/21, publicada pelo Município, dia 26 de julho.

“Por orientação do prefeito Eduardo Braide, além das ações de reforço e acompanhamento do Sistema de transporte que já são realizados todos os dias, estamos ampliando de maneira gradual o número de ônibus do transporte coletivo em circulação na capital, dando atenção especial para a volta das aulas e também das atividades do comércio e do serviço público. Por isso, aumentamos para 708 o número de ônibus em circulação na cidade e também intensificamos o monitoramento de linhas que apresentarem maior demanda de passageiros dentro dessa retomada. Todos os cinco terminais estão com frota reserva, além do Rapidão, que atende nos horários de pico”, detalhou o secretário Cláudio Ribeiro.


Ele acrescentou que as equipes técnicas do órgão, juntamente com o SET, estão realizando a análise diária do número de usuários do transporte coletivo, levando em consideração os horários, linhas, bairros/regiões e dias da semana, e, caso haja necessidade, a SMTT fará a incorporação de novos veículos.

“Sabemos que as aulas estão voltando em formato híbrido e paulatinamente; desta forma, temos dialogado também com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e com entidades da área sobre como será o novo formato de ensino na cidade. Nosso intuito é que o cidadão não fique desassistido para ir à escola, nem mesmo ao trabalho ou para realizar alguma atividade”.

De acordo com o titular da SMTT, o trânsito também recebeu incremento com a presença de agentes em pontos de maior movimentação da capital, principalmente próximo às escolas e nas principais avenidas e vias de grande circulação de veículos para garantir a fluidez no trânsito.

“Também montamos uma ação com a presença de agentes em pontos de maior demanda de organização de trânsito para evitar problemas de fluidez, seja próximo a escolas, seja em cruzamentos de vias”, disse.

Rapidão


Os alunos, professores e colaboradores da Educação também contam com o serviço do ‘Rapidão São Luís’. A iniciativa, inédita na capital maranhense, interliga os cinco Terminais de Integração e diminui o tempo de viagem, garantindo mais agilidade e eficiência no serviço de transporte público.

Os ônibus, que são articulados, atendem aos Terminais de Integração Cohama-Vinhais, Cohab-Cohatrac, Praia Grande, São Cristóvão e do Distrito Industrial. O serviço funciona nos horários de pico, e desafoga o fluxo de passageiros, garantindo mais conforto e segurança.

O ‘Rapidão São Luís’ mantém o benefício do Bilhete Único entre as linhas nos horários de circulação diária – de segunda a sexta. Com isso, o usuário poderá usufruir do serviço em uma linha convencional e pegar o ‘Rapidão’, sem alteração no tempo de uso do benefício, e vice-versa.

Ainda, durante o período, os 'corujões' também estão funcionando normalmente, conforme a programação nas Ordens de Serviços da SMTT.

Protocolos sanitários

A secretaria reforça que os passageiros só estão embarcando nos ônibus se estiverem utilizando máscaras de proteção facial contra a Covid-19. Motoristas, cobradores e colaboradores que trabalham nos Terminais de Integração também usam máscaras durante as viagens e no expediente de trabalho.

Os servidores que trabalham nos terminais são autorizados pela SMTT a não permitir a circulação de pessoas sem máscara de proteção contra o novo coronavírus dentro dos locais.

Sanitização

Para garantir mais segurança sanitária aos usuários, os ônibus que atendem ao transporte coletivo de São Luís, diariamente, passam por um processo de sanitização, pela manhã e tarde, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde (MS). Além disso, foram feitas intervenções dentro dos terminais para manter o distanciamento nas plataformas de embarque e desembarque de passageiros e a instalação de pias para a lavagem das mãos.


As ações integram o Plano de Enfrentamento à Covid-19, da gestão do prefeito Eduardo Braide. Além disso, os terminais e paradas de ônibus também são limpos, uma vez ao dia, com produtos químicos capazes de minimizar a propagação do novo coronavírus nesses ambientes.

Ampliação de pontos de vendas de créditos estudantis

A Prefeitura também ampliou pontos de vendas de créditos estudantis para transporte coletivo e o horário de funcionamento das unidades. O objetivo é garantir mais opções a quem utiliza o serviço, evitando a aglomeração de pessoas, dando conforto e praticidade aos usuários.

A partir de agora, os créditos também passam a ser disponibilizados nas unidades do Viva Cidadão da capital, incluindo os postos localizados nos shoppings. Também foi estendido o horário de funcionamento que passa agora a funcionar até às 18h em alguns locais, e, aos sábados, até o meio-dia.

Veja os locais de venda de crédito de transporte e créditos estudantis com os respectivos horários de atendimento:

  • Central de Estudante (Apeadouro e Apicum). Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h
  • Cinco Terminais de Integração. Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h; aos sábados, das 8h às 12h
  • Viva Cidadão da Beira-Mar: de segunda a quinta feira, das 7h às 13h e das 14h às 17h;
  • Vivas dos Shoppings Passeio (Cohatrac), e Ilha (Maranhão Novo): segunda a quinta-feira, das 9h às 13h e das 14h às 19h; sexta-feira, das 9h às 13h, das 14h às 18h
(Prefeitura de SLZ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário