quinta-feira, 19 de agosto de 2021

Dia Mundial da Fotografia: a importância do registro fotográfico para o parlamento municipal

Leonardo Mendonça, fotógrafo da Câmara, falou sobre o trabalho realizado na Casa assuntos relativos à área da Fotografia

Leonardo Mendonça durante o registro de imagens em uma atividade no plenário da Câmara Municipal / Foto: Jasf Andrade

Câmara – Sobre o trabalho no Legislativo Municipal, Leonardo Mendonça, fotógrafo há 10 anos e servidor efetivo da Casa Legislativa desde agosto de 2020, destacou a função social da fotografia. “Eu me sinto participante da construção da sociedade ludovicense, porque a Câmara é um espaço de elaboração de proposições para a melhoria da Cidade. É como se fosse uma grande engrenagem e o profissional da Fotografia também está presente nesta engrenagem fazendo as políticas públicas acontecerem”, explicou.

Ele também comentou que, como fotógrafo da Câmara, auxilia no processo de divulgação das ações da Casa e dos temas discutido nela. Por este motivo, para exercer a função de fotógrafo no Legislativo Municipal, é preciso ter responsabilidade.

“Na Câmara vários temas são pautados e discutidos. E o fotógrafo registra estes momentos também, ou seja, a gente conta tudo o que aconteceu através das fotografias. E isso tem relevância, porque as fotografias devem retratar o valor dos temas discutidos. Além dessa questão, as fotografias serão utilizadas para divulgar as ações da Casa em diversos veículos junto com as matérias. Por esses motivos, temos uma grande responsabilidade”, avaliou Leonardo Mendonça.

Sobre a rotina do trabalho no parlamento municipal, o profissional explicou que

inicialmente recebe a pauta. “Geralmente, é sobre cobertura de solenidade, evento ou sessão plenária”, explicou Leonardo Mendonça. Logo após, o fotógrafo segue para o local onde acontecerá a pauta para realizar a cobertura. Ao retornar, é realizada a pós-produção. Por fim, o fotógrafo arquiva as fotografias e depois as envia para os gabinetes e a equipe de Comunicação da Casa.

Importância – De forma conceitual, a fotografia é um processo técnico pelo qual se obtém o registro de imagens mediante a ação da luz sobre superfície sensível. No entanto, mais do que técnica, a fotografia também pode ser entendida como arte e forma de expressão.

Leonardo Mendonça explicou qual o significado da fotografia para ele. “Para mim, a fotografia é uma forma de expressão. Por meio dela, é possível que eu mostre meu olhar sobre mundo para as outras pessoas. A fotografia tem esse significado. Vale lembrar que a fotografia também tem valor histórico e social”, assinalou.

Leonardo Mendonça explicou o significado da fotografia / Foto: Vitor Hugo

Ele continuou o raciocínio ao comentar de que forma a fotografia auxilia na construção histórica de uma sociedade e ainda ao abordar como a fotografia pode ser utilizada para promover transformação social.

“A fotografia tem valor histórico, pois possibilita que registremos e eternizemos fatos ou acontecidos que, por vezes, são posteriormente registrados em livros, jornais e outros materiais de pesquisa, inclusive na internet. Assim, a fotografia constrói a História. Ela também pode ser um meio para expressar a voz da sociedade, principalmente quando é utilizada para denúncias”, explicou Leonardo Mendonça.

Já quanto ao ato de fotografar, o profissional disse que provoca nele uma mistura de sentimentos. “Fotografar me traz muita satisfação. O momento capturado nunca mais será o mesmo, é inédito. Posteriormente, você pegará aquela fotografia e terá lembranças daquele momento. Então, no ato de fotografar está satisfação, ineditismo, adrenalina e responsabilidade por registrar momentos também. São vários sentimentos juntos”, assinalou Leonardo Mendonça.

Para acompanhar mais trabalho do setor de fotografia da Câmara, basta acessar o portal institucional www.camara.slz.br ou então as redes sociais da Casa (Facebook, Twitter e Instagram).

(Câmara de SLZ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário