sábado, 1 de maio de 2021

Testagem Itinerante da Covid-19 promovida pelo governo do Maranhão é um verdadeiro engodo

Recebemos na tarde dessa sexta-feira (30), véspera do feriado do Dia do Trabalhador, uma denúncia gravíssima sobre a aplicação (ou no caso a falta) dos testes de Covid-19.

O governo Flávio Dino (PCdoB) parece mais uma vez dar um ‘golpe’ na população de São Luís e na opinião pública, tanto regionalmente como nacionalmente.

Tentando ser bem visto (e quisto…), o que é difícil, lançou um projeto itinerante de aplicação de testes para Covid-19. Os testes oferecidos são do tipo PCR-RT, feito a partir de uma amostra de nasofaringe.

A unidade itinerante começou com os testes ontem (29) na Reserva Itapiracó, e foi amplamente divulgado pelos principais dos canais de TV de São Luís.

Porém quem tentou realizar o teste hoje à tarde ficou frustrado, a nossa denunciante nos contou que levou familiares e ao chegar no local, além de ter uma grande fila, observou um tumulto na mesa de atendimento e tentando entender o processo, foi informada por uma pessoa da equipe que os teste haviam acabado pois eram somente 100 (cem) fichas que foram distribuídas naquele dia (30), segundo ela, ainda com tom de sarcasmo, uma atendente afirmou que os testes eram caros e custavam R$ 400,00. Entramos no site e nas redes sociais da Secretaria Estadual de Saúde – SES e não encontramos nenhuma informação de que os testes seriam limitados com entrega de fichas.

Fica cada vez mais difícil de entender a cabeça de Flávio Dino… ele lança um projeto para testagem de Covid-19 e limita a míseros 100 testes em uma tarde! São Luís possui uma população de quase 1,2 milhões de habitantes, nem 10% da população foi vacinada. Como ter estatísticas de infectados com somente 100 testes e com alguns profissionais sem um pingo de empatia e tratamento humanizado?!

A ideia do projeto itinerante é excelente! Quem não gostaria de não ter que ir tão longe para ser testado?! Porém os moradores da região se sentiram enganados ao chegar no local, o que deveria ser uma ferramenta de saúde pública, já que uma vez testado positivo, a pessoa recebe a orientação de se isolar e ser monitorada, caso haja agravamento de sua clínica, gerou aglomeração, o que pode levar a infeção de outras pessoas que estavam ali.

E nesse final de semana haverá a “elitização” do projeto, já que serão realizados na Avenida Litorânea e Espigão Costeiro da Ponta d’Areia, como bem sabemos, lugares em que a população da periferia quase nunca tem acesso o que afeta diretamente os trabalhadores!

Sempre foi muito claro que o governador Flávio Dino fala mais do que faz.  Essa manobra midiática sobre os testes foi mais uma delas!

E como diz o o grande filósofo contemporâneo: “O golpe tá aí, cai quem quer!”

(Ilha Rebelde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário