terça-feira, 11 de maio de 2021

Dr Gutemberg repercute matéria do Fantástico sobre mulheres em situação de hipossuficiência

O vereador Dr. Gutemberg Araújo (PSC) iniciou os trabalhos da Câmara Municipal de São Luís, nesta segunda-feira, 10, chamando atenção em seu discurso para uma matéria exibida no no programa Fantástico, da Rede Globo, onde destacou a situação de hipossuficiência das mulheres.

A matéria em questão apresentou dados de uma pesquisa realizada pela multinacional P&G em parceria com a Toluna, que foram analisados pela antropóloga Mirian Goldemberg, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A pesquisa ouviu mulheres de todo o país, entre 16 e 29 anos, para fazer um levantamento nacional de pessoas em situação de “pobreza menstrual”, que, segundo a antopóloga, diz respeito à falta de acesso à itens básicos durante a menstruação, quer seja por falta de informação, ou por falta de dinheiro para comprar absorventes.

O resultado da pesquisa aponta a realidade de 28% das brasileiras que improvisam seus próprios “absorventes” com produtos inadequados como algodão, plástico, papelão e até resto de alimentos.

O vereador Dr. Gutemberg Araújo (PSC), alertou que a utilização desses materiais pode gerar infecções de repetição, podendo em casos mais graves, levar à infertilidade. Gutemberg relembrou ainda o projeto de lei 6.716/2020, de sua autoria, agora lei municipal, que prevê o credenciamento das mulheres em situação de hipossuficiência para distribuição de absorventes higiênicos.

Segundo o vereador, objetivo desta lei é devolver a saúde, e a dignidade que todas elas merecem. “Entendo que um item tão básico como esse que para a maioria das mulheres é encarado como algo normal do dia-a-dia, para àquelas que são hipossuficientes, é algo inacessível, já que na maioria das vezes não dispõem nem de recursos para se alimentar. Espero, justamente, que a secretária Rosângela Bertoldo e o prefeito Eduardo Braide entendam a importância dessa lei, para que possamos materializá-la, atendendo assim a quem é de direito”, declarou.

O parlamentar finalizou seu discurso felicitando todas as mães pelo seu dia, lembrando a Semana Municipal da Enfermagem que se aproxima, refletindo sobre as condições de trabalho da categoria que precisam ser melhoradas.

Ele também elogioi a gestão do prefeito Eduardo Braide e sua perspectiva de tratar cada bairro como uma cidade, dando atenção aos seus problemas, sua economia, como um todo.

(Câmara de SLZ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário