quarta-feira, 24 de março de 2021

SEMUS MANTÉM ROTINA DE FISCALIZAÇÕES A ESTABELECIMENTOS EM SÃO LUÍS

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) mantém a rotina de fiscalizações em estabelecimentos na cidade e deve intensificar os trabalhos até o próximo domingo, dia 28. Na última segunda-feira (22), a Vigilância Sanitária Municipal, responsável pelos trabalhos, fez uma avaliação das atividades até o momento e adotou novas medidas para as próximas semanas.

Foto: Divulgação

De acordo com dados da Vigilância, desde o início do mês, 253 estabelecimentos foram fiscalizados. Segundo a Vigilância, 28 estabelecimentos foram autuados. As atividades dos agentes da Vigilância se baseiam no cumprimento das normas estabelecidas pelos decretos municipal n° 56.897/2021 e estaduais de nº 36.601, de 19 de março de 2021, que alterou no âmbito estadual o Decreto nº 36.531, de 3 de março do mesmo ano, que “veda o funcionamento de bares, lanchonetes, restaurantes, praças de alimentação e similares localizados em São Luís”, além de estabelecer regras específicas para o funcionamento dos estabelecimentos de estética, academias e supermercados.

No sábado (20), a fiscalização ocorreu na área da Península/Ponta d'Areia. Já no domingo (21), os trabalhos ocorreram em pontos comerciais na Cohama, Angelim e adjacências. Na segunda-feira (22), as ações se concentraram na Região Central da cidade.
Foto: Divulgação

Além da fiscalização, as equipes da Vigilância Epidemiológica prestam orientações acerca do distanciamento social entre funcionários, além de alertar acerca da importância da limpeza frequente das superfícies de uso comum, do uso de máscara, do uso de equipamentos de proteção individual por parte dos funcionários e da disponibilização de álcool em gel e/ou água e sabão.

Para o secretário de Saúde de São Luís, Joel Nunes, a fiscalização tem como base os decretos e seguem orientação de especialistas que preconizam a adoção de medidas para evitar aglomerações.

“Com base em recomendações técnicas, temos orientado a população a adotar medidas de distanciamento e, por isso, nosso trabalho se baseia nesta garantia, com a referência do Decreto”, disse.

Autuação

Além dos serviços de alimentação, a Vigilância Sanitária estará realizando, durante esta semana, fiscalizações em academias de ginástica, supermercados e serviços de estética. As operações ocorrem nos turnos matutino, vespertino e noturno, obedecendo a calendário pré-estabelecido pelo órgão.

Por Redação Agência (SECOM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário