segunda-feira, 28 de março de 2022

Racismo! Agente temporário agride e tenta contra a vida de um blogueiro da capital

O titular do Blog Veja Agora, jornalista e blogueiro Júnior Araújo foi covardemente agredido por um agente penitenciário temporário, na manhã de domingo (27).

Na ocasião, a Associação Maranhense dos Blogueiros – AMABLOG, o qual o titular é membro e diretor da entidade, EMITIU NOTA DE DESAGRAVO E REPÚDIO, VEJA ABAIXO, A NOTA E OS VÍDEOS NA ÍNTEGRA.



NOTA DESAGRAVO E REPÚDIO

A Associação Maranhense de Blogueiros – AMABLOG vem a público manifestar desagravo e repúdio à Secretaria de Segurança Pública – SSP e à Secretaria de Administração Penitenciária do Estado do Maranhão – SEAP, em relação aos recentes ataques velados e agressivos praticados por agentes públicos destas duas secretarias e pugnar que o Governo do Estado Maranhão tome as devidas providências.

Em recente caso, ANTONIO MANOEL DOS REIS LEITE JUNIOR, Agente Penitenciário Temporário, Matrícula nº 00874187-0, lotado na Supervisão de Segurança Interna – SSI, atentou contra a vida do jornalista, DRT 002130 – MA, blogueiro, administrador e líder comunitário, Carlos Roberto D. Araújo, conhecido por assinar o Blog Veja Agora, com Júnior Araújo, e também por ter agredido a esposa do blogueiro com socos e pontapés.

Neste lamentável caso, o jornalista e Blogueiro Júnior Araújo vinha conduzindo o seu veículo quando o para-lama da carrocinha em que carregava mantimentos, desprendeu-se e caiu na avenida do Araçagi, próximo à UPA, quando Júnior Araújo desceu do veículo, o agente temporário foi logo agredindo-o verbalmente, sendo que o veículo do agente não foi colidido com a peça desprendida e não sofreu nenhuma avaria, além de ter sofrido agressões com chutes, socos e pontapés pelo agente penitenciário, que também é professor de defesa pessoal do Centro de Formação de Vigilantes –  CLAM, localizado no centro de São Luís, foi duramente agredido com injúrias raciais, pelo fato de ser negro e também foi discriminado, após se identificar como, ex-agente penitenciário, militar da reserva do Exército Brasileiro, líder comunitário, Administrador e Jornalista.

“UM PRETO DESSE, UM VERME, QUE NÃO SABE NEM O BÊ A BÁ, VEM ME DIZER QUE É ISSO TUDO, EU DEVIA ERA TER QUEBRADO A TUA CARA TODA, SEU PRETO NOJENTO, E UMA PUTA DESSA AINDA AFIRMA”, disse o agente penitenciário temporáriose referindo à esposa do jornalista que também foi agredida.

Após a chegada de viatura ao local, a esposa do agente penitenciário, que também foi agredida pelo agente, após tentar apaziguar a situação, ainda chegou a tentar subornar o jornalista “para deixar isso de mão”, haja vista que o agente temporário já responde a sindicância administrativa disciplinar, em face de ter agido com negligência, deixando seu posto de trabalho e disparado arma de fogo nas dependências da fábrica do Complexo Penitenciário de São Luís, colocando a vida dos demais em risco, fato ocorrido no dia 11/01/2019, consoante informações contidas no MEMO 047/2019-GAB/SASPE/SEAP.

O caso foi encaminhado ao Plantão Central do Cohatrac, a pedido do jornalista.

Caso Maldine Vieira

Em outro caso, uma suposta viatura da Polícia Militar (velada) com três homens armados, se dirigiu até à residência dos avós do Blogueiro Maldine Vieira, que assina o Blog com o mesmo nome, para supostamente entregar uma intimação, sendo que a entrega de quaisquer documentos de busca e intimação é restritamente ao Poder Judiciário, através de Oficial de Justiça e caracterizado para tal.

Após tomar ciência do ocorrido, Maldine recebeu uma ligação dos supostos policiais que queriam “conversar” pessoalmente com o blogueiro, um caso, escabroso de ameaça velada.

A AMABLOG reitera que em hipótese alguma, aceitará ameaças por partes de agentes públicos, que são pagos com recursos públicos, e por estarem investidos em cargos, tentam macular a imagem de profissionais que trabalham sob a Lei e para a Lei.

Afirmamos ainda, que não cederemos às ameaças de quem quer que seja, a Lei é para todos e lutamos diariamente pela Democracia, A Liberdade de Imprensa e pelo Estado Democrático de Direito.

Jadson Pires

Presidente da AMABLOG

Luís Cardoso

Presidente de Honra

Veja os vídeos:




Por Blog Veja Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário