sábado, 18 de novembro de 2023

Capitais brasileiras terão queda de temperatura após calor extremo

Ao menos cinco capitais brasileiras terão quedas bruscas de temperatura neste final de semana ou até a próxima 2ª feira (20.nov). A previsão é do Inmet (Instituto Nacional de Metereologia).


No Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR) e Campo Grande (MS) os termômetros devem cair pelo menos 9º C. Em São Paulo, por exemplo, há previsão da temperatura despencar 13ºC, segundo o Instituto.

Acompanhando a queda de temperatura na capital paulista, haverá tempestades. A Defesa Civil emitiu um alerta, na 4ª feira (15.nov), para temporais em todo o estado entre 6ª feira (17.nov) e domingo (19.nov). Segundo a previsão, há possibilidade de pancadas de chuva virem acompanhadas de raio e granizo, além de rajadas de vento de até 100 km/h, com potencial para a queda de árvores.

São Paulo cancela eventos

A Prefeitura de São Paulo vai cancelar todos os eventos ao ar livre promovidos a partir das 16h deste sábado (18.nov) por causa de uma determinação da Defesa Civil do Estado de São Paulo, após alerta de tempestades e rajadas de vento intensas, que podem chegar a 100 km/h. Segundo nota da Prefeitura, os eventos previstos para o domingo e segunda estão mantidos, a depender de novas informações da Defesa Civil do Estado que serão fornecidas neste sábado.

Ainda segundo o Inmet, no sábado (18.nov), além de São Paulo, há grande chance de queda de granizo no Mato Grosso do Sul, sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro.

No Rio, está previsto céu encoberto com chuva na 2ª feira, quando os termômetros devem registrar 25º C. Nesta 6ª feira, a máxima chegou a 39ºC. Belo Horizonte, que deve apresentar pancadas de chuva e trovoadas, irá atingir a máxima de 28º C. No caso de Curitiba e Cuiabá, as quedas de temperaturas devem ser de pelo menos 9ºC, também acompanhadas de chuva.

Inmet emitiu alerta para tempestades em 11 estados brasileiros e para o Distrito Federal

O aviso vale para Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Espirito Santo, Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul e Tocantins. Para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina o alerta é de grande perigo.

2023: um ano de extremos climáticos simultâneos no Brasil

Temporais e ciclones no Sul. Onda de calor no Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste. Seca no Norte. O ano de 2023 reservou aos brasileiros o maior número de extremos climáticos simultâneos no país. Em todo o mundo, esse também pode ser o ano mais quente já registrado na história, segundo avaliação de cientistas da União Europeia.Fonte: SBT News

Nenhum comentário:

Postar um comentário