Atualmente, passa dos 7 mil, os casos de dengue no estado. Um alerta para o surto
Este ano o estado do Maranhão registrou alta nos casos de dengue, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES). Ao todo, 10 óbitos foram causados pelo mosquito transmissor do aedes aegypti, número foi bem maior que 2021, já que ano passado houve apenas uma ocorrência de óbito. Outros três casos estão sob investigação e a capital maranhense concentra a maioria das mortes.
Este ano, o Maranhão registrou 5.122 casos de Dengue, 1.472 de Chikungunya e 28 de Zika Vírus, até o momento. As Regiões de Saúde de Timon, Balsas, Barra do Corda, São João dos Patos, Caxias e Zé Doca concentram áreas de maior incidência de casos das arboviroses.
O mosquito causador da dengue, também transmite o caso mais grave da doença: a dengue hemorrágica, além da zika e chinkungunya. O mosquito é atraído pela sujeira e água parada. Para diminuir a incidência de casos a população e o governo precisam agir juntos.
Algumas áreas verdes estão virando locais de entulhos, o descarte irregular é sinônimo para doenças. Em tempos de chuvas ponto como esse acaba virando criadouro para o mosquito Ades argypti.
Nenhum comentário:
Postar um comentário