quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Biblioteca Municipal leva alegria a crianças do Hospital Socorrão I


Da Redação - Agência São Luís




Atividades recreativas ajudam crianças no tratamento médico ao aliviar o estresse e o medo causados pelo processo de hospitalização. Pensando nisso, a equipe da Biblioteca Municipal José Sarney, equipamento municipal de cultura, encerrou as atividades em comemoração à Semana da Criança na quarta-feira (11) com uma programação na brinquedoteca da Pediatria do Hospital Socorrão I, no Centro.

A diretora do equipamento, a bibliotecária Rita Oliveira, disse que ação, também realizada de forma rotineira no Hospital da Criança, tem como objetivo trazer alegria para às crianças internadas. "Tivemos o prazer de realizar contação de histórias, com a participação especial da Tia Shykita, e doação de livros de literatura infantil e jogos para a brinquedoteca da Pediatria do Anexo do Hospital Socorrão I. Nosso objetivo foi trazer um pouco de alegria para diminuir o sofrimento dessas crianças e pais que precisam estar aqui", informa a diretora.

A terapeuta Ocupacional Érika Braga coordena a brinquedoteca da Pediatria do Anexo do Hospital Socorrão I e afirma que a equipe sempre propicia momentos de ludicidade dentro do hospital através deste espaço. "Nós lidamos diariamente com crianças estressadas, que passam por procedimentos curativos dolorosos, crianças ansiosas, com medo e uma série de outras alterações provocadas pelo processo de hospitalização. Dentro da brinquedoteca essas crianças podem aliviar esse estresse, podem vivenciar de maneira mais positiva o momento de hospitalização e tornam-se mais cooperativas com o tratamento", explica.

Luana Cristina Silva de Jesus é mãe do Luan Bruno, de 5 anos, que está com o braço direito quebrado. Ela gostou da programação porque ajuda a mudar a visão das crianças de que os profissionais do hospital são malvados, porque vêm dar injeção. "Quando contam histórias, cantam músicas ou entregam presentes, esses profissionais proporcionam momentos bons para os pequenos", disse Luana Silva.

Sobre a mobilização da equipe da Biblioteca para fazer o evento, Luana acredita que ações como essa ajudam a fazer uma boa obra na vida de uma criança que vai ser o futuro de amanhã. "Isso aqui não é algo jogado fora, é um investimento no futuro. O que as crianças vão ser amanhã é o que eles estão recebendo hoje, tanto dos pais, como da sociedade e dos órgãos governamentais", enfatiza.

PROGRAMAÇÃO

O evento que aconteceu na brinquedoteca da Pediatria do Anexo do Hospital Socorrão I foi o terceiro dia consecutivo de atividades em comemoração à Semana da Criança promovido pela Biblioteca Municipal José Sarney.
 
Na terça-feira (10), às 8h30, foi realizada contação de histórias, com participação da Tia Shykita, na brinquedoteca do Hospital da Criança, na Alemanha. E na segunda-feira (9), às 14h, houve bate-papo sobre o livro "A bruxinha Lenlenzinha e as cores", com a presença da autora Anízia Nascimento e do escritor Márcio Almeida. O evento aconteceu na Biblioteca e contou com alunos do 4º ano da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) São Sebastião, localizada no Bairro de Fátima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário