terça-feira, 30 de abril de 2024

Exclusivo: Greve nacional nos Hospitais Universitários da rede EBSERH afetará serviços em todo o Brasil


No próximo dia 2 de maio, uma greve nacional promete paralisar os serviços em hospitais universitários da rede EBSERH em diversos estados do Brasil. A paralisação, convocada por sindicatos de trabalhadores da saúde, busca reivindicar melhorias salariais, assistência técnica, fornecimento de material adequado, revisão de jornadas de trabalho e mais concursos para contratação de pessoal.

Os sindicatos SINDSERH e CONDSEF, responsáveis pela mobilização, afirmam que a greve contará com a adesão de estados como Amazonas, Alagoas, Minas Gerais, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Distrito Federal, Santa Catarina, Ceará, Pará, Goiás, Mato Grosso, Sergipe, Paraná, Piauí, Maranhão, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. Cada sindicato local tem datas específicas para o início da greve, mas o movimento nacional começa majoritariamente no dia 2 de maio, com exceções programadas para iniciar no dia 6 de maio.

Recentemente, em 18 de abril, a EBSERH propôs um reajuste salarial de 2,15% para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) de 2024/2025, valor que foi considerado insuficiente pelos representantes dos trabalhadores. A rejeição a essa proposta e a outras reivindicações levou à decisão de greve, considerada um protesto contra o que os sindicatos descrevem como "assédio econômico".

A greve visa chamar atenção para as condições de trabalho dos profissionais da saúde, essenciais na linha de frente do combate à pandemia e no atendimento diário à população. A paralisação é vista pelos organizadores como um meio urgente de pressionar por melhorias que impactem positivamente a qualidade dos serviços de saúde oferecidos à comunidade.

As autoridades e a direção da EBSERH ainda estão em negociação para evitar que a greve se estenda, mas a situação permanece incerta. Enquanto isso, a população que depende dos serviços dos hospitais universitários pode enfrentar significativas dificuldades caso a greve se concretize em larga escala. 

Veja abaixo, o calendário grevista: 

DATAS DE INÍCIO DE GREVE DOS HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS DA REDE EBSERH

BASES CNTS:

SINDSERH-AM: GREVE DIA 02/05

SINDSERH-AL: GREVE DIA 02/05

SINDSERH-MG - GREVE DIA 02/05

SINDSERH-PE - GREVE DIA 02/05

SINDSERH-PB (Cajazeiras/Campina Grande/João Pessoa) GREVE DIA 02/05

SINDSERH-RN - GREVE DIA 02/05

SINDSERH- DF- GREVE DIA 02/05

SINDSERH-MG - GREVE DIA 02/05

SINDSERH - MS (DOURADOS) / Campo Grande MS - GREVE DIA 02/05

BASES CONDSEF:

SC- GREVE DIA 02/05

CE - GREVE DIA 06/05 

PA - GREVE DIA 06/05

GO - GREVE DIA 06/05

MT - GREVE DIA 06/05

SE - GREVE DIA 06/05

PR  - GREVE DIA 06/05

PI - GREVE DIA 06/05

MA - GREVE 06/05

MG - GREVE 06/05

ES - GREVE 06/05

SÃO CARLOS - GREVE 06/05

FURG - GREVE 06/05

(Aguardando UFPel / UFSM)

BA - Indicativo de greve 06/05

RJ - Indicativo de greve 06/05


Nenhum comentário:

Postar um comentário