sexta-feira, 8 de dezembro de 2023

Conselho de Segurança da ONU se reúne para discutir disputa de território entre Guiana e Venezuela

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) se reúne, nesta 6ª feira (8.dez), para discutir a disputa de território entre Guiana e Venezuela pela região de Essequibo, que se intensificou nos últimos dias. O encontro, em caráter emergencial, deve ser a portas fechadas e não terá transmissão pública.


Rico em recursos naturais como gás e petróleo, Essequibo corresponde a cerca de dois terços da Guiana. Os dois países disputam o território há mais de 100 anos.

No último domingo (3.dez), o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, fez um referendo nacional sobre o assunto. A votação terminou com 95% dos votantes aprovando a anexação de Essequibo.

Em resposta, o presidente da Guiana, Irfaan Ali, afirmou na 4ª (6.dez) que acionaria o Conselho de Segurança da ONU. A situação ganhou novos contornos de tensão nessa 5ª (7.dez), com Estados Unidos e Guiana anunciando o início de operações militares aéreas no país sul-americano.

O ministro da Defesa venezuelano, Vladimir Padrino López, classificou as manobras militares como "infeliz provocação dos EUA" e disse que as medidas não afetarão o plano do país de incorporar Essequibo.

Ontem, em reunião do Mercosul, o Brasil se colocou à disposição para tentar mediar o conflito entre os dois países. Na 2ª (4.dez), o governo enviou veículos blindados e militares para reforçar a segurança na região de fronteira entre Guiana e Venezuela com o estado de Roraima.

Fonte: SBT News

Nenhum comentário:

Postar um comentário