quinta-feira, 4 de novembro de 2021

Estudantes de uma escola em São Luís visitam a Câmara Municipal

Durante a vista, os alunos tiveram a oportunidade de visitar diversos departamentos da Câmara e conhecer o funcionamento deles

Cerca de 15 alunos do Colégio Educallis visitaram as instalações da Câmara de São Luís na manhã de hoje (4) e tiveram a oportunidade de conhecer as principais funções dos parlamentares municipais e ainda de setores da Casa. Ao final, os vereadores Marlon Botão (PSB) e Antônio Garcez (PTC) entregaram o certificado de “Vereador por um dia” a todos os educandos. 
 
Os estudantes do 3º ano da escola foram recebidos por Antônio Francisco Pereira da Costa, chefe de gabinete do parlamentar Marlon Botão. Ele conduziu toda a visita das crianças pelas instalações da Câmara e comentou as funções de setores existentes na Casa.  
 
“Expliquei a eles a história da Câmara, as funções que os vereadores têm e a importância deles para a cidade. Também explicamos de forma geral as atribuições dos setores pelos quais passamos durante a visita. Os estudantes conheceram o plenário, galeria, procuradoria, gabinetes, memorial dos ex-presidentes, protocolo, dentre outros locais. Fizemos um ‘tour’ com eles por toda a Câmara”, assinalou Antônio Costa.Os educandos estiveram presentes na Câmara acompanhados pela gestora pedagógica Hermilce Waléria de Oliveira e pela professora do 3º ano, Cláudia Eline Rocha. Elas explicaram que, na escola, os estudantes haviam obtido conhecimentos na aula de História sobre Administração Pública e entraram em contato com o gabinete do vereador Marlon Botão para visitar a Casa. “A visita à Câmara foi o fechamento. Este momento foi o ápice do objeto de estudo Administração Pública”, explicou Hermilce. 
 
O vereador Marlon Botão, ex-aluno do Colégio Educallis, comentou a relevância da visita ao parlamento municipal por estudantes. “Este tipo de ação aproxima a câmara das crianças que são o nosso futuro. É importante a visita porque mostra aos estudantes que a política faz parte da nossa vida diariamente. Além disto, as visitas proporcionam um sentimento de pertencimento às crianças. A Câmara é a Casa do Povo e é de todos. Por isso, é importante que as crianças se sintam pertencentes à Casa”, ressaltou Botão. 
 
Já o vereador Antônio Garcez disse que visitações à Câmara permitem que estudantes conheçam as funções dos vereadores e saibam como a Casa funciona. “Por meio das visitações, os estudantes podem conhecer o Poder Legislativo, que é harmônico e soberano. Também, nestes momentos, as crianças passam a conhecer a forma como nós, vereadores, trabalhamos e como fazemos para criar leis com o objetivo de melhorar a cidade”, explicou Garcez. 
 
Ao final da visitação, os estudantes receberam das mãos dos dois parlamentares o certificado de “Vereador por um dia” e comentaram o que acharam da visita. “Eu gostei muito da visita. Gostei muito do local onde os vereadores trabalham (Plenário). Queria vir mais vezes. Foi muito legal”, disse Gabriel Veras.  

Já Catarina Brito disse que gostou de saber que no protocolo as pessoas podem fazer solicitação de benfeitorias para a Cidade. “Gostei muito da visita. Foi muito legal a visita à Câmara”, finalizou.

(Câmara de SLZ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário