segunda-feira, 1 de julho de 2019

UFMA: ASSUMA, SINDUFMA E SINTEMA DIVULGAM CARTA ABERTA EM RECONHECIMENTO À VITÓRIA DE NATALINO SALGADO


Entidades representativas dos professores e técnicos da Universidade Federal do Maranhão, SindUFMA, Sintema e Assuma divulgaram nesta segunda-feira, 1º, carta aberta em que reconhecem o resultado da consulta prévia para reitor e vice-reitor da UFMA, realizada no último dia 26 de junho. Natalino Salgado venceu a consulta para reitor, com 49,49%, dos votos, e Alan Kardec para vice-reitor, com 32,17.

Em comum, as entidades defendem, nos documentos, que o CONSUN e o Colegiado Especial Eleitoral elaborem a lista tríplice de acordo com os resultados das urnas, garantindo a estabilidade e transparência do processo eleitoral, fortalecendo a vontade democrática e a autonomia da comunidade acadêmica para escolher os seus representantes.

Por meio de nota divulgada no seu site, a APRUMA também defendeu a manutenção da ordem da consulta prévia, reconheceu o resultado eleitoral e reafirmou o seu compromisso de defender a democracia, a autonomia da universidade e a educação pública como direito inalienável de todo brasileiro.

Completam a lista tríplice para reitor João de Deus Mendes Silva, com 24,23%, e Ridvan Nunes Fernandes, com 16,94%. Welbson Madeira ficou na quarta posição com 7,54% dos votos. Para vice-reitor também vão compor a lista Luciano da Silva Façanha, com 23,56% e Marcos Fábio Belo Matos, com 13,06%.

A reitora Nair Portela deve convocar ainda neste mês a reunião do Colégio Eleitoral Especial para a composição final da lista a ser encaminhada ao MEC. A posse do novo reitor acontecerá em novembro.

Por Daniel Matos

Nenhum comentário:

Postar um comentário